Mestre Pedro iniciou-se na capoeira em fevereiro de 1979 no Bairro do Conjunto Ceara. Praticante de Kung-Fú e Boxe, logo adaptou-se os movimentos de ataque e defesa dessa arte e luta genuinamente brasileira. Sendo destaque do grupo, ainda como aluno graduado (corda verde), logo foi convidado a ensinar capoeira para crianças e adolescentes através de projetos da prefeitura municipal de Fortaleza.
Firmou contrato trabalhistico em 1983 na gestão da Prefeita Maria Luiza Fontinele. Posteriormente no ano de 1993, foi formado a Mestre (Corda Branca) pela ABPC (Associação Brasileira dos Professores de Capoeira).
Implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada paras as raízes e fundamentos da capoeira, tendo introduzido essa modalidade de luta em clubes sociais, academias, centro social urbano, universidades, escola municipal e estadual, comunidades carentes e negras.
Já passaram pelas mãos do Mestre Pedro, mais de 10 mil capoeiristas, tendo formado entre monitores, instrutores, professores, contra-mestres e mestres 135 capoeiristas, grande parte atuante no cenário da capoeira.
A Fundação Arte Brasil Capoeira, se faz presente em alguns estados do norte e nordeste do país como Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No estado do Ceará está ramificado em 55 cidades localizada nas regiões do Sertão Central, Vale Jaguaribe, Maciço de Baturité, Serra Grande e Cariri.
Buscando sempre os fundamentos, tradições e as raízes da capoeira através de muita pesquisa, tendo participado de encontro nacional, congresso, palestra, debate, seminário, fórum e campeonato de capoeira por todo país, participando também da gravação do filme SAND LAND RIAT (No Calor da Terra do Sol) gravado no Ceará-Brasil e Losangeles-Estados Unidos.
Desde 1983, onde começou a desenvolver trabalho, Mestre Pedro vem dedicando grande parte de sua vida a prática e ensino da capoeira, objetivando o resgate, preservação e moralização das tradições e fundamentos dessa arte-luta brasileira.
“EU PRATICO O MELHOR ESPORTE DO MUNDO”. O qual sou apaixonado e tenho aprendido muito a relacionar-me com pessoas de diversas classes sociais.
A capoeira é um instrumento de aproximação de raça, cor, credo sem distinção alguma.
Muito Interessante, eu adorei.
ResponderExcluirmeu nome é elton eu vou voltar a treinar,eu comecei a treinar em 1998 com o professor escolinha ainda no grupo muzenza de mestre pedro na epoca e parei em 2002.meu imail é elton-pepel@hotmail.com(msn e orkut)
ResponderExcluirEsqueceu de dizer que ele era da Muzenza...
ResponderExcluir