quinta-feira, 11 de junho de 2015

Benefícios da Capoeira para as Crianças

A capoeira estimula a criança física e psicologicamente. Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.


As crianças aprendem a Capoeira brincando, a melhor maneira de manter uma criança em movimento constante. Nas suas brincadeiras a criança mantém contato com pessoas e coisas, armazenam na sua memória, estuda causas e efeitos, resolve problemas, constrói um vocabulário útil, aprende a controlar suas reações emocionais centralizadas em si mesmas e adapta suas condutas aos hábitos culturais do seu grupo social. Brincar é, portanto, fundamental para um desenvolvimento pleno do ser humano.

Através dessas brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

1 – No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças: 
- Resistência aeróbica e anaeróbica.
- Velocidade.
- Flexibilidade.
- Resistência muscular.
- Aumento de dos reflexos.
- Força e agilidade.
- Equilíbrio, coordenação e ritmo.
- Tempo de reação simples e complexo.
- Mais capacidade cardiorrespiratória.

2 – No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças:
- A atenção e percepção.
- A criatividade.
- O autocontrole e astúcia.
- A cooperação e o sentido de sociedade.
- A disciplina e o respeito.
- Segurança em si mesma.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da autossuperação e não da superação sobre os demais companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário