A capoeira é uma das expressões mais significativas
da cultura afro-brasileira. Recebeu recentemente do Iphan o título de
“Patrimônio Cultural do Brasil”, por seu valor enquanto símbolo de resistência
de uma cultura negada durante séculos em nosso país. A capoeira tem uma
ligação muito íntima com todo o processo civilizatório brasileiro, sobretudo
no que diz respeito à construção de nossa identidade cultural. A inclusão
da capoeira como prática educativa na rede pública de ensino é fruto do
processo de escolarização da mesma, cujo contexto histórico se percebe
desde o final da década de setenta.
A capoeira vem sendo trabalhada na escola com diferentes
enfoques e variadas formas de inserção e atores. A depender do trabalho
realizado, possui um enorme potencial educativo relacionado não somente ao seu
contexto sociocultural originário ou à diversidade de experiências de
movimento, ritmo, socialização, contexto histórico (dentre outros) que
proporciona, mas também pela intensidade existencial experimentada por alguns
sujeitos que a praticam, dentro e fora da escola.
A Fundação Arte Brasil Capoeira está há 10 anos trabalhando em parceria com escolas e prefeituras do Maciço de Baturité. Municípios como Aratuba, Aracoiaba, Mulungu, Guaramiranga, estão com trabalhos sólidos e parcerias compromissadas.
A Fundação Arte Brasil Capoeira está há 10 anos trabalhando em parceria com escolas e prefeituras do Maciço de Baturité. Municípios como Aratuba, Aracoiaba, Mulungu, Guaramiranga, estão com trabalhos sólidos e parcerias compromissadas.
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